COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS:

O QUE É EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?

A Extensão Universitária compõe a tríade que é a base do Centro Universitário Internacional Rico100, junto com a Pesquisa e o Ensino.      

Como Ensino, Pesquisa e Extensão se relacionam?

A Extensão tem um caráter educativo, cultural e científico que se articula com o Ensino e a Pesquisa. A parceria indissolúvel entre esses três eixos (Extensão, Ensino e Pesquisa) promove um contato em via de mão dupla entre a IES e a sociedade. Isso quer dizer que é por meio da Extensão que a comunidade acadêmica encontra oportunidades de colocar em prática o conhecimento elaborado dentro da IES. O resultado dessa prática volta para IES como forma de um novo conhecimento que é reelaborado pela comunidade acadêmica. Para maiores detalhes sobre a Extensão Universitária da Rico100, consultar a resolução nº 03/2011 do CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

O conhecimento, gerado pelo Ensino, é aprimorado pela Pesquisa e difundido pela Extensão.

Qual é o sentido em se produzir conhecimento?

É o de transformar a realidade na qual esse conhecimento se insere. Sendo assim, é papel do Centro Universitário Internacional Rico100 ir além do conhecimento puramente científico e tratar também de questões relacionadas às dimensões sociais, econômicas, ambientais, culturais e políticas. Isso significa não somente socializar, mas também democratizar o conhecimento. E cabe à Extensão cumprir esse papel.

Sendo assim, a Extensão:

  • Não é assistencialismo, prática essa que defende o auxílio aos segmentos mais carentes da sociedade. Pode haver ações sociais desde que sejam evidenciadas soluções para inclusão social, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida.
  • É articuladora entre Pesquisa e Ensino;
  • É responsável por promover ações com foco na solução de problemas sociais, econômicos, ambientais, culturais e políticos;
  • Permite a união entre o saber acadêmico e o saber popular, possibilitando, dessa forma, uma via de mão dupla entre a IES e a sociedade.

Que tipos de ação podem ser consideradas como Extensão?

Podem ser: programas, projetos, cursos, eventos ou ações suplementares.
  • PROGRAMAS: são, geralmente, um tema ‘guarda-chuva’ a partir do qual podem ser desenvolvidas as demais ações. São executados em médio e longo prazos. Podem ser desenvolvidos sob a forma de educação continuada, programação cultural, difusão da ciência e tecnologia, educação a distância, promoção da saúde, meio ambiente e desenvolvimento, entre outros. Um programa deve reunir projetos que tenham afinidade de temas e que possam ser desenvolvidos em ações interdisciplinares e multidisciplinares.
  • PROJETOS: desenvolvidos junto à comunidade, têm um caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico e que envolvem docentes e discentes. Possuem objetivos específicos e são realizados em um prazo determinado. Podem ser vinculados ou não a um programa.
  • CURSOS: podem ser a distância ou presencial, com carga horária acima de 4 horas e avaliação. O objetivo de um curso de Extensão é a produção, sistematização e difusão do conhecimento acadêmico e pode ser executado sob a forma de atualização (de conhecimentos, destinado à comunidade em geral), capacitação (destinado a profissionais em área específica do conhecimento) ou treinamento (atividade de capacitação sob supervisão de um professor com o objetivo de preparar mão de obra qualificada). Um curso pode ser eventual ou permanente e deve apresentar conteúdo programático e carga horária definida.
  • EVENTOS: são quaisquer apresentações e/ou exibições públicas que abordem temas de ordem cultural, artística, esportiva, científica ou tecnológica e que visem à difusão de conhecimento. Eventos podem ser: congressos e seminários (que podem incluir mesas redondas, minicursos, oficinas etc.), ciclo de debates, exposição (como feira, mostra, lançamento), espetáculo (recital, show, concerto, teatro, cinema e televisão), evento esportivo (torneio, campeonato, apresentação esportiva), festivais (com edições periódicas), etc.
  • AÇÃO SUPLEMENTAR: é uma ação de ordem técnica, científica e cultural, tais como viagens científicas e culturais, consultorias, assessorias, prestação de serviços, visitas técnicas etc.

COMO É ESTRUTURADA A COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Rico100

Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

PROF. DR. NELSON PEREIRA CASTANHEIRA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9798125400544877

Coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários

PROF. ESP. CELSO GIANCARLO DUARTE DE MAZO
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4645645042769734
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-6441-6361

Corpo Administrativo
ANDERSON CHINASSO
GISELE AZEVEDO AGAPITO DE ALMEIDA GONCALVES
HENRIQUE GIANNINI MONFREDINHO
IGOR DE OLIVEIRA ZEN
LUIZ CARLOS MARCELO
PAULO HENRIQUE AMADO